Os próximos passos sobre o assunto do Nobel da Paz são os seguintes:
Publicação dos vídeos em alta definição;
Compilação das novas notícias sobre o cenário político do Brasil e encaminhamento ao Comitê;
Entrega das 10.000 assinaturas da petição "Nobel Undeserved - Nobel Não Merecido" ao Comitê;
Vigília até o dia 05 de outubro, quando os vencedores serão anunciados.
Estaremos trabalhando nisso, e trazendo aqui novas informações.
Enquanto isso, cresce a expectativa pelo Impeachment. Pesquisa de hoje (21/07) do MDA: 62,8% do Brasil diz que SIM. A pesquisa confirma os dados do Observatório do Impeachment, que apontam uma tendência de 67% de votos a favor do Impeachment dentro do Senado.
Veja aqui a petição para colocar de uma vez o impeachment em votação:
Essa questão do Nobel nos chamou a atenção para o problema da queda de desempenho da internet brasileira. No Noruega, onde estivemos visitando o Comitê Nobel, a internet tem velocidades absurdas, e acessos abertos em vários lugares, andando pela rua. No post anterior comentei sobre o Egito, que controlou a internet durante a Primavera Árabe.
O que está acontecendo hoje no Brasil, acredito não ser um fenômeno acidental, e recebi mensagens indagando mais detalhes, e credenciais para falar sobre o assunto. Segue a programação do 1o Fórum do W3C/CGI no Brasil, no qual participei como convidado especial para falar sobre "O futuro da internet no Brasil", em Brasília e São Paulo. No momento, o futuro da internet no Brasil está mais para "Egito" do que para "Noruega".
O W3C é o consórcio que regulamenta a internet em nível mundial, e o CGI é o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Isso foi antes de sofrer tentativa de assassinato de reputação.
Veja o album completo do evento aqui no flickr do excelente Thiago Melo:
Realizamos ontem um hangout sobre os procedimentos realizados em Oslo, a convite de Dalmo Accorsini. Ele é o verdadeiro responsável pelo descortinamento desse assunto.
Muitos fatos novos e informações recentes, como a descoberta de desdobramentos envolvendo a empresa Smartmatic no Reino Unido. Confira no vídeo.
Mas um detalhe nos chamou a atenção. A velocidade muita lenta da conexao. Isso já tinha aparecido em um hangout com a Beatriz Kicis, do Revoltados On Line, no meio da semana. Várias outras pessoas estão se queixando disso em diferentes pontos do Brasil. Queda de velocidade na internet, principalmente em vídeos.
No nosso caso, utilizamos as mesmas configurações de encontros anteriores, mas a queda de desempenho ficou registrada. Quem está acessando em SP, RJ ou BSB talvez não sinta isso ainda com muita intensidade.
Vamos compartilhar uma informação aqui. Estivemos no Cairo, no Egito, alguns anos atrás, para fazer algumas palestras e participar de um evento científico sobre Governo Eletrônico:
Depois continuamos a manter contato com esses pesquisadores, muitos dos quais participaram da primavera árabe. As informações indicam que no Egito foram utilizadas 3 estratégias pelo oficialismo:
1. Derrubar contas no Facebook [e restringir postagens em determinados assuntos];
2. Alterar resultados de buscas no Google; 3. Restringir o desempenho da internet, chegando a derrubá-la em algumas oportunidades [Sim Você leu certo, a internet caiu várias vezess durante a primavera árabe]. Veja aqui o teste que o Cláudio Tonelli gravou, sobre o bloqueio de uma postagem:
Vamos colocar esses assuntos na zona de observação. E estejamos alertas.
Nos últimos dias saíram muitas notícias internacionais, em veículos de alta credibilidade, complicando o cenário em relação ao governo brasileiro e ao ex-Presidente Lula. Estamos preparando uma nova compilação para enviar ao Comitê Nobel.
Conforme Você pode perceber em nosso vídeo (final do post, 4min30seg), os documentos questionando a candidatura Lula - que já foram entregues ao Comitê Nobel - não contém ataques pessoais ou desqualificações. Tratam somente dos requisitos técnicos do prêmio. Desqualificação não é o caminho correto para a construção da democracia.
Nem todo mundo pensa assim.
Hoje está circulando uma notícia de desqualificação contra o Procurador da República Dr Valdan Timbó Furtado, que abriu a investigação contra Lula.
Alguns dos veículos que dão incisiva ênfase nessa notícia são os mesmos canais oficialistas os quais, em relação ao Prêmio Nobel, apoiam abertamente a indicação de Lula.
Analisando a documentação, constata-se que:
1. A investigação contra o Procurador tem como punição máxima a advertência;
2. Existem várias outras apurações contra Procuradores, inclusive sobre assuntos muito mais graves, mas, curiosamente, as que ganham mais destaque na mídia são aquelas que convergem para a afirmação da Razão de Estado do oficialismo.
Está em curso mais um caso de assassinato de reputações. Nossa solidariedade ao Dr Valdan Furtado.
Escolhemos a ferramenta do iPetions para hospedar as assinaturas da campanha "Nobel Undeserved -Nobel Não Merecido". As razões estão neste vídeo gravado no aeroporto de Estocolmo:
A assinatura é gratuita. Não é necessário nenhum tipo de doação. Para cobrir os seus custos, o site iPetitions, eventualmente, solicita pequenas doaçoes. Elas não são obrigatórias, Você pode assinar sem doar. Melhor assim do que bancar um serviço desses com dinheiro de agências de publicidade envolvidas na Lava-Jato.
Temos recebido perguntas e questionamentos sobre o processo de indicação ao Prêmio Nobel da Paz. O processo é longo e lento. É como subir uma grande montanha [1]. Não existe isso de "indicar na quinta e ganhar no sábado".
As organizações internacionais baseadas na Europa costumam ter um tempo longo de maturação de pleitos e projetos, geralmente na casa de 5 a 7 anos. As vezes mais do que isso. Nesse contexto, notícias de 2013 ou 2012 não são "velhas". Pelo contrário, são atuais. Fazem parte do contexto que está sendo analisado pelo Comitê Nobel.
O roteiro de uma indicação vencedora ao Nobel costuma ser o seguinte: 1) Preparação da candidatura, sondagens, coleta de argumentos, estruturação do enredo e da indicação; 2) Coleta de apoios internacionais para robustecer a apresentação da candidatura; 3) Atuação de especialistas internacionais; 4) Aproximações e sondagens junto ao Comitê e Assessores [2]; 5) Premiações preparatórias; 6) Legitimação da candidatura na mídia internacional.
A escalada é similar à utilizada para sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
Quem quer que esteja participando das movimentações, está fazendo as coisas corretamente, seja para 2015, 2016 ou 2017. Houve uma boa preparação do caminho.As pessoas no Comitê Nobel chamam Lula pela alcunha ("Lula"), sem formalidades. Essa movimentação não pode ser subestimada. Menosprezar a biografia de Lula é um erro que não pode ser cometido. O projeto de hegemonia - que está vigente no Brasil - não pode ser subestimado. Tem muita gente inteligente trabalhando nisso.
[1] De vez em quando subimos algumas montanhas:
[2] Importante mencionar, o Comitê Nobel da Paz tem 5 pessoas, mas existe um corpo de especialistas trabalhando sob o Comitê, e essas pessoas - geralmente professores de universidades da Noruega - são as responsáveis pelas diligências e pela organização das informações sobre as candidaturas.
Este vídeo aqui em cima - sobre a reunião de Olso - teve 572.000 vizualizações no perfil do Avança Brazil no facebook.
Este outro aqui, relatando detalhes depois da reunião - durante o vôo de retorno - teve 162.000.
Parabéns e obrigado aos valentes guerreiros e guerreiras do Avança Brazil, do Revoltados On Line, do Nas Ruas, Movimento Brasil Livre e de outras comunidades que apoiaram essa jornada, e estão ajudando na divulgação de informações sobre esse assunto do Prêmio Nobel da Paz.
Durante as reuniões em Oslo, para tratar do Prêmio Nobel, o assunto da mídia européia era o referendo na Grécia. Manchete nos principais jornais da Europa:
As imagens mostram o voto no berço da Democracia:
1. VOTO IMPRESSO; 2. URNA TRANSPARENTE.
Temos muito o que aprender com os inventores da Democracia. Ou a eleição eletrônica brasileira evolui, urgentemente, para um modelo mais seguro e livre de questionamentos, que combine o voto eletrônico com o voto impresso, ou vamos ter que retornar 100% ao Voto em Papel.
Pergunta: Alguém está questionando o resultado na Grécia?
Temos falado muito sobre essa questão do Nobel da Paz, por algumas razões, pelo fato de o Brasil não ter um prêmio Nobel, pelo efeito que isso pode ter sobre o cenário político e eleitoral, e pelos sinais de que existe uma movimentação muito forte em torno desse assunto - acontecendo fora do Brasil - e pela necessidade de que essa premiação se mantenha dentro dos requisitos técnicos.
O conjunto "Prêmio Nobel + Urna Eletrônica" pode significar a continuidade do projeto hegemônico vigente no Brasil hoje. São 2 temas que merecem atenção especial e estratégica.
Realizamos um estudo sobre a Lei de Newcomb Benford nas Eleições Eletrônicas Presidenciais de 2014. O estudo foi levado ao JURIX'14, cuja viagem está no video no final deste post. A Lei de Newcomb Benford - LNB segue o gráfico de abertura deste post, e indica uma proporcionalidade natural de números em uma série histórica. O Assunto foi abordado em um artigo noObservatório da Imprensa. Foi esse assunto que, originariamente, nos levou a Oslo. No vôo Munique/Oslo fizemos um teste prático demonstrativo da LNB, nesses 2 vídeos:
A proporção natural da LNB não foi seguida nas eleições eletrônicas de 2014. Urgente encontrar uma solução para a enxurrada de questionamentos contra a Urna Eletrônica Brasileira. O modelo brasileiro precisa evoluir para uma geração mais avançada e segura. Caso contrário teremos que fazer como os gregos: Votar em papel.
Obs: Aqui o vídeo sobre o JURIX'14 (quando também visitamos o campo de Auschwitz), e uma aula sobre a LNB da Khan Academy Brasil:
Uma campanha para o Nobel da Paz, qualquer que seja, baseada em "técnicas de guerrilha", confronto e enfrentamento, é uma novidade histórica.
Necessário entender que o Nobel da Paz requer uma postura pacifista, com atitudes como perdoar os adversários, oferecer a outra face, e deixar de lado as diferenças. Conter em si um ar de benevolência e compreensão. Um exemplo que deve partir do ponto mais alto, e se espalhar pelos seguidores como um agradável perfume.
As indicações
ao Nobel são sigilosas. Já houve muita pressão sobre o Comitê em casos famosos, como Gandhi, John Lennon e Lady Diana, entre outros, para saber se tinham sido
indicados ou não.
Jamais uma informação vazou ali de dentro. Veja o que diz o
Comitê:
"50 Year Secrecy Rule
The Committee does not itself announce the names
of nominees, neither to the media nor to the candidates themselves.Inso far ascertain names
crop up in the advance speculationsas to who will be
awarded any given year's Prize,this is either
sheer guesswork orinformation put
out by the person or persons behind the nomination. Information in
the Nobel Committee's nomination database is not made public until after fifty
years." Traduzindo:
Quando certos nomes aparecem sistematicamente em especulações antecipadas, ao longo dos anos, geralmente se trata
de informação produzida pelas pessoas que estão por trás da indicação.
Geralmente as campanhas para o Prêmio Nobel são de longa duração, vários anos, as vezes mais de uma década. Não é uma coisa que se faz de um ano para o outro. (*) Com a contribuição de Sandra Regina Ouro, Regina Brandão e Margarida Iazzetti Molan
Comentamos no post anterior sobre novas imagens das reuniões em Oslo. Aqui vai um video inédito e exclusivo. Este vídeo explica um os requisitos para merecer o Prêmio Nobel da Paz, e diz o que é o mais importante: Estar em Paz.
Outro requisito muito importante: Fomentar a Paz.
O primeiro vídeo, uma versão resumida dessa reunião, registrou mais de 500.000 acessos, o que mostra que o povo brasileiro realmente está preocupado com esse assunto.
O vídeo também explica a questão do Democracy Conclave: Uma articulação, viva e dinâmica, além dos limites daquela sala em Oslo, e que gerou as 10.000 assinaturas na petição "Nobel Undeserved - Nobel não Merecido". Muito mais significativo do que um evento de portas fechadas.
Reunião realizada em Oslo, capital da Noruega, sede do Comitê Nobel da Paz. Discusão sobre a democracia brasileira, a (in)validade das eleições eletrônicas e ausência de critérios técnicos na indicação de Lula ao Prêmio Nobel da Paz. Start para o Democracy Conclave. Dalmo Accorsini, Hugo Hoeschl, Tania Bueno, Otavio Fakoury.
Na verdade, começou. A campanha para o Prêmio Nobel da Paz dura alguns anos. Vamos acompanhar passo a passo aqui no Blog do Nobel até o dia 05 do outubro, quando estaremos em vigília para saber o resultado da premiação para o ano de 2015.
Em breve comentaremos aqui mais sobre isso, e sobre como vamos fazer a entrega das 10.000 assinaturas do "Nobel Undeserved - Nobel Não Merecido" ao Comitê Nobel da Paz em Oslo, na Noruega.
A petição iniciou no dia 17 de Junho. A meta foi atingida no dia 12 de Julho. Foram 10.000 assinaturas em 3 semanas. Muito bom, considerando que a meta era atingir 10.000 no dia 07 de Setembro.
Estimamos que 3% do total de assinaturas contenha inconsistência. Algumas pessoas assinaram mais de uma vez. Esperamos que tenha sido por engano, ou tentando testar o sistema de assinaturas. Se alguém assinou em duplicidade, intencionalmente, prejudicou somente a si próprio, e o número final de duplicidades é irrelevante diante do total acumulado. Todas as assinaturas serão mantidas na lista.
A petição vai continuar aberta, para receber mais assinaturas. Não vamos "declarar vitória" e encerrar a campanha, pois cada assinatura adicional reforçará a petição.
O abaixo-assinado "Nobel Undeserved - Nobel não Merecido" acaba de atingir a meta de 10.000 assinaturas. Parabéns e muito obrigado! Para celebrar, faremos uma série de posts sobre os seguintes assuntos:
Evidências da Indicação do Sr. Lula ao Prêmio Nobel da Paz;
Informações sobre as assinaturas na petição;
Requisitos técnicos do Prêmio Nobel;
Novas imagens e vídeos de Olso, na Noruega, sede do Comitê Nobel da Paz;
Vamos revelar o nome da pessoa que recebeu a nossa petição no Comitê Nobel;
Os próximos passos até o dia 05 de Outubro, data do anúncio do prêmio.